No ano de 2021 foram enquadradas novas regras para emissão de notas, dessa vez notas que ganharam força e muita movimentação em vendas online não presenciais, através de plataformas confiáveis de vendas como marketplace, onde são consideravelmente um mercado muito grande de vendas e em consequência disso, tem uma movimentação de notas fiscais desse modelo muito alta.
Devido a esse aumento nas movimentações não presenciais, a Sefaz criou algumas regras para melhorar esse processo, deixando ainda mais seguro com novos campos para serem preenchidos dentro da nota, e com novas rejeições para saber os campos obrigatórios no preenchimento.
Rejeição 434: NF-e sem indicativo do intermediador
Rejeição 440 : CNPJ do intermediador da transação inválido
Essas rejeições podem aparecer quando é uma movimentação não presencial.
Pois é necessário informar os dados do intermediador marketplace para constar na NFe de venda como está sendo realizado a venda.
Vou lhe mostrar de uma forma bem fácil e simples como informar esses dados dentro do emissor FreeNFe, para poder emitir as suas notas com segurança e agilidade, seguindo os novos parâmetros da Sefaz.
Para preencher esses dados dentro do sistema no momento da emissão, precisa acessar as CONFIGURAÇÕES da NFe e ir na aba OPERAÇÃO.
Ao clicar em Operação ele abre uma nova janela para poder informar o tipo de operação e destino.
Nessa nova janela tem várias opções do tipo de atendimento, então algumas em específicas são as que permitem informar os dados do intermediador.
2 = Operação não presencial, pela Internet;
3 = Operação não presencial, teleatendimento;
4 = NFC-e em operação com entrega a domicílio;
9 = Operação não presencial, outros
Selecionado uma dessas opções irá aparecer os campos para preencher, o CNPJ e a identificação do intermediador.
Ambos os campos marcados como * são obrigatórios para poder salvar as alterações.
Depois de preencher os dados da sua plataforma de vendas, então poderá apenas clicar em SALVAR e enviar a sua nota corretamente.
Essa é uma regra que entrará em produção a partir do dia 01/09/2021 de acordo com a NT 2020.006.
Com tudo, é preciso estar atento a essas informações e manter o seu emissor atualizado sempre com a versão mais recente.
Você que opera com marketplace e vendas online, baixe e instale o FreeNFe para que tenha uma melhor experiência em emissão de Nota Fiscal eletrônica.
Espero ter lhe ajudado, caso tenha alguma dificuldade poderá acessar o suporte online e ter um atendimento em tempo real em freenfe.com.br .
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.